Publicado em Cinema, Cultura

Ele precisava de cor

Durante o mês passado um mini-documentário estrelado por Jim Carrey se tornou viral na plataforma Vimeo. “I Needed Color” veio para mostrar a fase que o ator vem vivendo nos últimos anos onde vem evitando aparecer na mídia, embora que tenha estrelado “Amores Canibais” (The Bad batch) este ano e com aparência quase irreconhecível para o papel.

O vídeo com cerca de seis minutos mostra uma nova paixão do ator: a pintura. Jim relata que desde pequeno passava parte do tempo fazendo performances para familiares e amigos e a outra parte era ocupada por poesias e seus desenhos. Porém há cerca de seis anos viu na pintura uma forma de curar seu coração partido após a sua separação com Jenny McCarth. Além disso ele revela que o inverno em Nova York foram um dos motivos que contribuíram – “Eu precisava de cor”

O ator Jim Carrey  pintando no escuro com cores neon um dos seus quadros.
Jim Carrey e pintura neon – Foto: Reprodução do documentário

Este seu lado artístico já fora apresentado uma vez no programa da Ellen Degeneres, onde em uma brincadeira fez com latas de spray uma pintura no chão representando Debi & Lóide, porém desta vez a sensibilidade e seriedade mostra ao público que Jim Carrey é um artista completo e é possível ver a excelência em suas pinturas.

Jim Carrey sentado sobre um balde pintando uma das suas obras. Ao fundo, seu apartamento com telas espalhadas.
Jim  pintando em seu apartamento – foto: reprodução do documentário

Carrey diz que quando começou a pintar estava tão obcecado que o apartamento repleto de quadros o fazia mal ter lugar para se mover, e que desse modo parte das obras acabaram se tornando sua mobília, chegando muitas vezes a comer encima dos quadros.

Durante o vídeo Jim explica alguma das suas obras como algumas relacionadas a figura de Jesus Cristo e a do coração incendiando ao entrar na atmosfera quando é perdido. Este lado sensível do ator era muitas vezes escondido pelo seu lado comediante, porém é possível notar um lado extremamente sensível e de certa forma triste, que precisava ser exposto de alguma maneira. 

“Você pode dizer o que eu amo pelas cores das pinturas, dá para saber como é minha vida íntima pela obscuridade de algumas e dá para saber o que eu quero pelo brilho dos quadros” – Jim Carrey

Com muita delicadeza o documentário nos leva à reflexão sobre expressar seus sentimentos, seja através de uma forma artística como Jim fez, ou até mesmo o simples ato de falar que pode ajudar na nossa estabilidade emocional. Jim vem mostrando que sua vocação vai muito além da comédia, podendo sim ser um grande ator dramático como em “Brilho Eterno de Uma Mente sem lembranças”, assim como um pintor.

Sua primeira exposição “Sunshower” que leva o nome de uma das suas pinturas ocorrerá no dia 23 de Setembro em Las Vegas, o site da exposição contém mais um pequeno vídeo sobre seu trabalho.  Confira na galeria abaixo alguma de suas obras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Um abraço colorido,

Yasmin Vilar

Autor:

Futura jornalista, viciada em livros e roupas floridas, dona de um gosto musical peculiar e de um blog e brechó online nas horas vagas.

Deixe um comentário